Wednesday, June 17, 2009

Caminho de Santiago 2009 - Introdução






1999...






Dez anos atrás começava a minha primeira experiência no caminho de Santiago de Compostela.
E aqui estou nesse avião para iniciar a minha quarta incursão nesta rota que me deu tantas alegrias.
Parece uma eternidade desde a última vez, bem, desde 2002 sete anos se passaram e tantas coisas mudaram na minha vida.
Eventos importantes como a transferência para Itália, o casamento de meu irmão, a morte repentina de meu pai, a operação no joelho (enfrentada praticamente sozinho) e a inesperada perda de minhas sobrinhas ainda nem nascidas.
E agora me encontro novamente rumo à Espanha para esse caminho, chamado Primitivo, partindo das Asturias, mais precisamente de Oviedo.
Foi uma escolha difícil, pois o caminho francês é onde se encontram mais peregrinos, mais estruturas, mais locais históricos, e que segundo a minha opinião tem algo 'diferente'.
Mas a vontade de experimentar algo novo e o medo de um caminho extremamente turístico e atolado de gente foram fatores decisivos para a mudança.
O nome Primitivo é devido a este ser o primeiro caminho conhecido, percorrido pelo rei Alfonso II, o Casto, no século IX, quase imediatamente após o descobrimento da tumba do apóstolo.
O caminho inicia em Oviedo, antiga sede do reino, da catedral do Salvador.
Na sua conhecida Camara Santa, estão várias relíquias e a cruz da vitória, símbolo das Astúrias.


No comments:

Post a Comment