Tuesday, December 8, 2009

Etapa 11: San Roman de Retorta - Melide 30 kms

02/06






A jornada deverá ser dura até Melide, são 30 kms. A meteorologia promete 35°C.
Cuido de uma bolha da Fabiana. Eles ficam agradecidos, mas na verdade não fiz nada. Eles não tinham a experiência e os materiais necessários.
Eles saem primeiro, eu fico mais um pouco para preparar os sanduíches para o caminho.
São 8 da manhã e tem muita neblina, que ajuda a fazer da paisagem uma coisa bem misteriosa. Fotografo sem dúvida.





Paro em Ponte Ferreira, com uma antiga ponte romana, pelas 10:15.
Muitas subidas e descidas, mas a temperatura está agradável. Na altura de Merlan deixo passar um sinal do caminho...
E fui perceber que estava no caminho errado somente 3 kms depois... O que me significaram 6 de penalização. E o problema seria enfrentar o calor.
É já meio dia e o sol escaldando. Caminho até umas 13:30. Não parei, passo por paisagens lindas, com um antigo hospital de peregrinos no alto de uma montanha. Continuo, faço uma curva para começar a descida e uma garota de uns 25 a 30 anos que estava na porta de sua casa me pergunta se quero água, café ou algo. Chama-se Mapi, ou Maria Pilar.
Ela me convida para entrar, fico meio indeciso, mas o cansaço e a sede falaram mais alto.
Mapi é muito simpática, e tem seis cachorros! E vivem todos dentro da casa. Ela começa a me contar que havia decidido mudar de vida e comprado aquela casa havia 3 anos, depois de fazer o caminho de Santiago.
Me fez lembrar o Arroyo Sambol ou mesmo Manjarin, lugares especiais e meio loucos do caminho francês.
E incrivelmente ela me diz que tinha sido hospitaleira em Sambol...
Conversamos bastante e tomo o habitual Kas de Limon. Ela me fala que aprende violino e que conhece o calendário maia.



Para sobreviver ela faz artesanato e vende aos peregrinos que passam. Me pareceu um bicho grilo, mas vejo que tem a cabeça no lugar. Deixo uns 5 euros de donativo.
Nos despedimos num abraço caloroso. Retomo a caminhada e são passadas 3 da tarde... o que significa que tinha ficado mais de uma hora e meia falando com ela.
O sol piora e não tinha comido nada, tirando a laranja na ponte romana. Vou começando a perder as forças e ainda me faltam uns 14 kms. Paro para comer e repor energias lá pelas 16:00.
Mas o estrago já estava feito com o atraso e o calor. Parece que Melide não chega nunca, mas afinal chego debaixo de um sol terrível e por um caminho mais longo que o francês.
São 18:15 e estou em estado piedoso, mais de 10 horas de caminhada e afinal 36 kms com o desvio.
Estou tão cansado que começo a reconsiderar os meus planos. Penso em não fazer os 30 kms de amanhã e saltar Finisterre. Mas vamos ver.
Nem lavo as roupas. Saio para rever a cidade e ir comer o famoso pulpo do Ezequiel (famosa pulperia, onde sempre havia comido nos outros caminhos). Janto junto com o casal italiano.
E o polvo não me decepciona, está tão bom quanto no passado, embora o restaurante estava bem diferente, renovado e maior.
Conversamos e acompanhamos a festa de uns peregrinos espanhóis que estavam numa outra mesa.
Saímos do restaurante e tomamos um café e orujo. Amanhã será outro dia... até Santa Irene, que está somente a 23 kms de Santiago.










Outras fotos San Roman Melide

No comments:

Post a Comment